A palavra do

A Associação de Beneficência e Filantropia
São Cristóvão é uma Instituição que hoje, através
do envolvimento de profissionais de extremo caráter e liderança, torna-se referência em saúde na região leste de São Paulo. Todas as ações, que persistiram durante décadas, resultaram numa gestão focada no desenvolvimento assistencial em prol da saúde.
Nossos 107 anos de credibilidade resultaram num marco histórico de conquistas e progressos, como temos o orgulho de apresentar.

PRESIDENTE

Valdir Pereira Ventura Presidente/ CEO Grupo São Cristóvão Saúde

Missão



Oferecer assistência à saúde,
de forma humanizada, com profissionais qualificados,
a custos acessíveis.



Visão



Ampliar a capacidade de atendimento do HMSC com qualificação profissional e tecnologia atualizada, tornando-se referência no mercado.

Valores



Respeito Mútuo: Valorizar e se relacionar com pessoas
utilizando de todos os seus recursos para proporcionar
uma convivência harmoniosa.

Espírito Coletivo: Trabalhar em equipe unindo seus esforços, conhecimentos e qualidades profissionais.

Comprometimento Empresarial: Agir de forma prática, criativa e responsável, fiel aos princípios da ABFSC, dando sempre o melhor de si e de seu conhecimento profissional, tornando-se parte integrante de seu sucesso.

Orientação Centralizada, Ação Descentralizada: Utilizar todos os recursos pessoais e profissionais em busca das metas estabelecidas pelos órgãos diretivos da ABFSC.

A Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão é uma Instituição que, através do envolvimento de profissionais de extremo caráter e liderança, hoje torna-se referência em saúde na região leste de São Paulo. Todas as ações que persistiram durante décadas resultaram numa gestão focada ao desenvolvimento assistencial em prol da saúde e, ao chegar aos cem anos de credibilidade (em 2011), resulta num marco histórico de conquistas e progressos, como temos o orgulho de apresentar.


1911

Voltada à proteção dos direitos dos motoristas de praça, nasceu na capital paulista, a Sociedade Internacional Beneficente dos Chauffeurs do Estado de São Paulo. Posteriormente, a entidade expandiu seu foco, proporcionando serviços médicos aos associados e à comunidade..


Inaugurado o Sanatório São Cristóvão, em Campos do Jordão, que se dedicava ao tratamento de tuberculose e doenças pulmonares.

1933

1959

A Diretoria da Instituição decidiu construir um completo e vasto centro hospitalar, lançando a pedra fundamental do que seria o futuro Hospital e Maternidade São Cristóvão.


Inaugurado, em 12 de dezembro, o Hospital e Maternidade São Cristóvão.

1965

1978

A Sociedade Beneficente dos Chauffeurs do Estado de São Paulo passou a chamar Sociedade de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, ampliando sua missão de melhor servir à comunidade.


Construído, em Campos do Jordão, o Centro Social Integrado José Ramos Paiva, o Recanto São Cristóvão, abrigando 50 apartamentos com toda infraestrutura de lazer para uso dos beneficiários, médicos e comunidade em geral.

1985

2003

Criadas as Superintendências das unidades Hospital, Plano de Saúde e Controladoria. Um novo modelo de gestão, visando descentralizar e obter maior autonomia dos departamentos institucionais, medidas que rapidamente impactaram em mudanças.


Adequando-se ao novo Código Civil do Estatuto Social, a Instituição passou a denominar-se Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão e o Hospital e Maternidade adotou o modelo de gestão CQH (Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar) com o propósito na melhoria contínua de ações e serviços para atender às necessidades de seus associados.

2004

2007

Através da gestão do atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, a Instituição iniciou seu processo de Planejamento Estratégico com a criação de novos setores e a busca pelas certificações de Qualidade, que resultaram no crescimento técnico-educacional de seus mais de 1.600 colaboradores.


Além das certificações, a Instituição também passou por grandes processos de melhorias e conquistas, dentre elas: parcerias com novas e conceituadas empresas da saúde; modernização, revitalização e criação de novas áreas assistenciais; investimento em softwares na área de Tecnologia da Informação, além de equipamentos de ponta e aquisição de novos terrenos.

Com as novas diretrizes administrativas, foi possível realizar uma grande modernização na estrutura física e na parte de atendimento, investindo em múltiplas áreas, equipamentos, certificações e em profissionais cada vez mais qualificados, contando, atualmente, com 1.600 colaboradores.

2019
fig-02fig-01
Memorial

Para manter viva a sua história, a Instituição criou o Memorial São Cristóvão, um local especial para a exposição de acervo de documentos, imagens e registros que ajudam os visitantes a conhecer melhor o que ocorreu nesses 107 anos de vida. Com ambiente climatizado e um profissional responsável pela orientação dos visitantes, o acervo conta com fotos e documentos históricos, painel com cronologia Institucional, registros fonográficos, atas, totem interativo, livro do Centenário, troféus, certificações e muito mais. É nesse local, no primeiro dia de trabalho, que os novos colaboradores se encontram com o Presidente/ CEO da Instituição.

Localização

O Memorial encontra-se no primeiro subsolo do Hospital e Maternidade São Cristóvão, localizado na Rua Américo Ventura, 123 - Mooca - SP

Horário

Terças e quintas: das 9h às 11h.
Para agendar uma visita fora do horário de expediente, entre em contato no 2029-7796.

CERTIFICAÇÕES

As acreditações e certificações conquistadas pelo Grupo São Cristóvão proporcionam padronização dos processos administrativos e assistenciais, fidelização dos clientes, melhora na competitividade de mercado, aumento da produtividade no trabalho em equipe, incentivo à mudança de atitudes e comprometimento no cumprimento dos objetivos e metas da Instituição.

ONA III

Promovendo a melhoria contínua dos processos em prol da segurança do paciente, o Hospital e Maternidade São Cristóvão, em dezembro de 2012, recebeu o certificado de ONA III - "Acreditado com Excelência", de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Essa organização tem por objetivo promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde.

SINASC

Em 2016, pelo sexto ano, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo conferiu ao Hospital e Maternidade São Cristóvão o selo SINASC Ouro - Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. Este selo tem por objetivo a qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações sobre nascidos vivos da Maternidade São Cristóvão.


CHICO MENDES

Em 2019, pelo nono ano consecutivo, o São Cristóvão Saúde recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, pelos programas de redução de consumo de energia elétrica, captação de água para reuso em sanitários e jardinagem e reciclagem de resíduos, além de proporcionar a melhora na qualidade de vida da comunidade, através das campanhas anuais de Vacinação, Passeio a Pé e Obras Sociais.

QMENTUM INTERNATIONAL DIAMOND

Em 2019, a HSO - Health Standards Organization, por intermédio do IQG – Instituto Qualisa de Gestão, conferiu ao Hospital e Maternidade São Cristóvão (HMSC) e Centros Ambulatoriais Américo Ventura (CAAVs) a certificação Qmentum International Diamond, sendo um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 30 países, que assegura às organizações os requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A referida metodologia orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios internacionais com validação mundial.


ISO 9001 PLANO DE SAÚDE

Em dezembro de 2009, o Plano de Saúde São Cristóvão recebeu a certificação ISO 9001- Organização Internacional para Normatização, tendo por finalidade a padronização e melhoria contínua dos processos e ações empregadas para o cumprimento de seus objetivos, metas e prazos em todo o Sistema de Gestão da Qualidade, favorecendo uma avaliação clara dos níveis de eficácia alcançados, possibilitando assim, melhora na qualidade e segurança nas tomadas de decisões estratégicas.

Publicações

  • Livro
  • Centenário São Cristóvão

  • Leia
  • Revistas
  • São Cristóvão Notícias /
    Auto Paulista

  • Leia
X